
O que é o grêmio?
O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. Em 1985, por ato do poder legislativo, o funcionamento dos grêmios estudantis ficou assegurado pela lei nº 7.398, como entidades autônomas de representação dos estudantes.
Qual a importância do grêmio?
Além de dar voz oficial as demandas estudantis dentro da gestão escolar e defender os interesses dos alunos, o grêmio é importante por ser uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de representar seus interesses e agir politicamente por meio da participação democrática conciliando opiniões diversas por meio do diálogo. Assim pode-se dizer que o grêmio ajuda a incentivar o protagonismo juvenil.
Como funciona o grêmio na nossa escola?
O grêmio de nossa escola cujo nome atual é Anísio Teixeira (importante teórico na educação do Brasil) tem como objetivo maior movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre a escola, comunidade e sociedade.
Eu, Rebeca, Aluna do 8º ano ‘B’, faço parte do grêmio atual desde o ano passado e tenho interesse pela política das escolas.
Autora:
Rebeca